Sergio Sacani Sancevero

is creating Space Today - Blog e Canal de Divulgação de Astronomia

Select a membership level

$1
per month
Muito obrigado, você está apoiando a criação de conteúdo científico de alta qualidade no Brasil. Como recompensa você terá seu nome divulgado no final dos vídeos do canal.
$2
per month
Além de ter seu nome divulgado no vídeo no canal, você poderá sugerir temas de vídeos e suas sugestões serão prioritárias.
$5
per month
Todas as recompensas anteriores.
Seu nome, seu Twitter, Facebook ou canal citados nos vídeos e nos posts como agradecimento.
Receberá uma caneta do ESO como brinde.

40

patrons

$151

per month

About

O Início de Tudo

Olá a todos, meu nome é Sérgio Sacani, e sou editor do blog Space Today, além disso, sou um apaixonado, aficionado e fanático por astronomia, astrofísica, astronáutica, geofísica e ciências correlacionadas. Essa paixão é cultivada desde 1985 com a passagem do Cometa Halley, e, além de ser, como todos, no começo, fissurado pela observação dos astros, a vontade de compartilhar e de divulgar as notícias e as descobertas ligadas às ciências espaciais sempre esteve latente em meu coração.

Em meados da década de 1990, em uma época sem internet, e sem meios de comunicação em massa, já me envolvia com o estudo astronômico e com a vontade de espalhar a palavra científica, por meio do Boletim Astronômico Aldebaran que era datilografado e enviado via correios para um grupo restrito, porém especializado de pessoas, grupos astronômicos, observatórios, planetários e demais interessados.

Essa paixão fez com que eu mudasse totalmente de vida, me aventurando a estudar geofísica, com o objetivo inicial de virar astrônomo. Porém, como acontece com muitos, a universidade acaba nos frustrando e a necessidade de vencer na vida, alcançar o sucesso, e ter um bom emprego acabou me levando a olhar para as profundezas do nosso planeta ao invés de contemplar as maravilhas do universo. Mas como o amor nunca acaba, a astronomia ficou ali guardada no fundo do coração.

Ajudando a Divulgação Científica no Brasil

Muitos anos depois, já com o advento da internet, dei início a um projeto que era um sonho, construir um site/blog onde fosse possível divulgar, compartilhar, interagir, mostrar e ensinar um pouco da minha paixão para um público muito maior, e assim surgiu o CiencTec em Junho de 2009. Desde quando tinha um certo discernimento sobre o certo e o errado, pude perceber que a chamada mídia mainstream, constituída dos principais meios de comunicação, na televisão, no rádio, além dos grandes portais na internet, sempre prestou e presta um verdadeiro desserviço à divulgação científica no Brasil, anunciando notícias de formas errôneas, não dando valor a quase nada e sempre levando para o lado sensacionalista da história, ao invés de informar e ajudar na formação do seu público.

Eu fundei o CiencTec, pois eu senti que faltava na internet informação de alta qualidade sobre o espaço e sobre astronomia, principalmente no Brasil, além disso, como já citei a mídia de grande massa estava e continua fazendo um trabalho terrível de cobertura e divulgação dos eventos astronômicos. A imprensa vem se deteriorando no que diz respeito à divulgação científica. Grandes companhias de comunicação praticamente acabaram com o setor de ciências, demitiram os bons jornalistas e atualmente investiram em notícias de celebridades, em reality shows e em temas medíocres que não acrescentam em nada na educação do público em geral.

As notícias científicas de alta qualidade decaíram de forma dramática. Eu acredito que a ciência é importante e que é possível sim, comunicar as maravilhas do universo de forma acessível ao grande público sem perder em qualidade.

O blog CiencTec sempre teve  o compromisso de levar ao grande público a informação de forma correta e precisa, com as fontes bem documentadas, artigos científicos que embasam as notícias e opiniões firmes e validadas sobre os temas, e descobertas publicadas e divulgadas. Algo que, de fato, ocorre em todo o mundo, onde as principais fontes de pesquisas científicas são blogs e sites especializados.

Depois de anos como CiencTec, resolvi mudar, dar uma nova cara para o blog, deixar mais profissional e assim surgiu o Space Today,  o nome em inglês é só uma homenagem aos dois blogs e sites de astronomia que mais me motivam e me incentivam a trabalhar o Universe Today e o Space.com. Embora o nome tenha mudado a missão não só se manteve como também foi ampliada. Agora além do blog estamos com um canal forte no YouTube e pretendemos realizar vários projetos, todos eles em prol da correta e séria divulgação científica e astronômica no Brasil, pois só juntos venceremos a anemia que toma conta desse tipo de divulgação.

A Continuação

O Space Today é um blog totalmente sem fins lucrativos, onde o único e exclusivo objetivo é informar de forma correta a população sobre temas ligados a astronomia, divulgar as principais descobertas e educar, publicando um conteúdo de alta qualidade, com o embasamento teórico necessário, porém de forma simples, para que pessoas leigas possam ser atraídas para o fascinante mundo da astronomia sem ter que aprender termos maçantes e teorias de outro mundo, o blog vem cumprindo o seu objetivo, e mesmo de forma bem artesanal, consegue levar a astronomia de forma séria ao alcance das pessoas.

Porém, manter um blog com a qualidade que desejamos requer tempo e dinheiro. É preciso ler, entender, pesquisar, procurar fontes confiáveis para publicar o conteúdo, além de manter o blog hospedado em um servidor confiável que garanta o contínuo acesso de todos sem problemas. O trabalho de pesquisa necessita de tempo, e como esse não é o meu trabalho principal, as vezes poucos artigos, muito menos do que eu desejo, são publicados.

Mas agora, você que como eu é um apaixonado pelo cosmos e pelos seus mistérios, pode ajudar o Space Today a crescer e fazer história, se tornando o maior e principal portal de notícias ligadas às ciências espaciais do Brasil. Isso é possível via o Patreon. Isso mesmo, você, apaixonado pelo espaço, quer ter mais conteúdo, vídeos, questões resolvidas, quer participar de sorteios, ter seu nome ou trabalho divulgado em nossos canais, e muito mais? Então venha ser meu patrão. A ideia do Space Today é crescer, melhorar a divulgação das notícias, criar um canal consistente de vídeos, ou até mesmo um podcast para o debate científico. Tudo que for arrecadado será convertido em benefícios para esse projeto que está completando 5 anos e que eu não pretendo abandonar.

Queremos que o Patreon seja o nosso cantinho de sonhos, todas as metas aqui são sonhos que pretendo um dia realizar para de alguma forma contribuir com a educação no nosso país, divulgando ciência, divulgando a astronomia e popularizando-a para que todos tenham acesso às maravilhas do nosso universo!!!

Contribuindo

Se você apoia a nossa causa, pode fazer uma contribuição via cartão de crédito internacional ou PayPal. O valor não será cobrado no ato da assinatura, mas sim no final de cada mês. Toda a captação de recursos com o Patreon será investida no Space Today. Você pode ajudar com o valor que quiser! Veja abaixo a nossa lista de recompensas:
Goals
$151 of $200 per month
O blog e o canal continuarão vivos e ativos enviando para todo o universo o melhor conteúdo astronômico e científico da internet brasileira. Com 200 dólares por mês farei o curso de astronomia pela internet nos níveis básico, intermediário e avançado. O curso não será somente o vídeo disponibilizado no YouTube mas sim via Webinar, com a participação e interação online com os alunos. Depois, o curso será disponibilizado no canal. Para isso é preciso assinar ferramentas de Webinar que custam relativamente caro. Com essa meta alcançada irei fazer brindes para o canal como camisetas, bonés, mouse pads e canecas, brindes que poderão ser sorteados e para os patrões especiais serão dados como recompensa.
1 of 10
By becoming a patron, you'll instantly unlock access to 20 exclusive posts
1
Audio release
6
Images
4
Writings
9
Videos
By becoming a patron, you'll instantly unlock access to 20 exclusive posts
1
Audio release
6
Images
4
Writings
9
Videos

Recent posts by Sergio Sacani Sancevero

How it works

Get started in 2 minutes

Choose a membership
Sign up
Add a payment method
Get benefits